A Freguesia de Encosta do Sol tem um espaço dedicado à recuperação de monos (lixo especial)!
O projeto Mono. A Arte do Desperdício resulta de uma candidatura ao Programa JUNTAr através do Fundo Ambiental e surgiu da necessidade de sensibilizar o consumidor para a importância de prolongar a vida útil dos objetos.
Os moradores da freguesia de Encosta do Sol produzem mais de 1 tonelada de monos (lixo especial) por dia, acarretando custos económicos para cobrir despesas com a contratação de pessoal, transporte e tratamento destes resíduos. Este número traça o perfil de um consumidor que menospreza o valor do produto, desperdiçando-o e manifesta pouca consciência sobre o impacto económico e ambiental causado.
A criação de uma oficina de monos “comunitária” surge a partir destas preocupações e tem como principal objetivo mobilizar e capacitar a comunidade para que o ciclo se inicie no consumidor e não no produto, baseando-se nos conceitos “faça você mesmo” e o “lixo não existe”.
A Oficina de acesso livre que funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 13h que coloca à disposição dos cidadãos amadores ou profissionais as ferramentas de trabalho básicas necessárias para a realização de trabalhos associados à recuperação de monos;
– A Oficina Criativa que permite a aprendizagem da técnica upcylcing para a transformação do mono, por forma a que este ganhe novos significados: – mais prático, valioso, design mais bonito e moderno do que era antes.
Workshops
Previous image
Next image
Contatos
Morada:
Av. Ruy Luís Gomes nº11 A( em frente à Igreja de Alfornelos)
Horário:
Todas as quartas-feiras das 15h00 às 17h00
Telefone:
Brandoa: Biblioteca Luís de Camões – 214 768 400 e/ou Alfornelos: Delegação da Junta de Freguesia – 214 767 350