Higiene Urbana

A Junta de Freguesia da Encosta do Sol tem uma equipa que desenvolve diariamente um conjunto de ações por forma a manter a área limpa e com o menor número possível de lixo espalhado pelos diversos locais.

A recolha dos resíduos produzidos na freguesia é um trabalho contínuo, apoiado por recursos humanos e meios mecânicos existentes nas estruturas operacionais afetas àquela atividade

Diariamente esta equipa faz ainda recolha interminável de resíduos que são colocados inadvertidamente junto aos ecopontos, às papeleiras e nas esquinas dos edifícios que, caso não sejam recolhidos, vão contribuir para a degradação da qualidade de vida dos cidadãos, constituindo problemas de saúde pública.

Com vista à resolução deste problema a Junta de Freguesia decidiu fazer uma campanha de sensibilização e informação sobre a recolha do lixo, no sentido de esclarecer a população relativamente ao âmbito das responsabilidades de todos os que habitam da freguesia, na limpeza e preservação do espaço público.

Folheto Freguesia freguesia limpa1

Download – Folheto

O munícipe/entidade será responsabilizado pela incorreta deposição de resíduos, reservando-se a Câmara Municipal o direito de recorrer à aplicação de coimas, sempre que não sejam respeitadas as regras de deposição.

É indispensável sempre a colaboração de todos para que a Freguesia da Encosta do Sol seja uma freguesia mais limpa.

Lixo Especial

Entende-se por lixo especial ou “mono”, os resíduos domésticos volumosos fora de uso, provenientes das habitações, que pelo seu volume, forma, dimensões ou outras características, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Como exemplo, referem-se os móveis, sofás, eletrodomésticos, computadores, colchões, televisões e outros objetos de grandes dimensões.

Estes objetos são uma preocupação no momento do seu fim de vida e para solucionar este problema, a Junta de Freguesia dispõe de um sistema de recolha de “Lixos Especiais” às 3ªs e 6ªs feiras de manhã, a partir das 8h00.

O lixo deverá ser colocado no local combinado apenas na noite anterior à recolha.

Para utilização desse serviço deverá efetuar uma marcação pessoal, por telefone através dos números 21 476 84 00 (sede), 21 476 73 50 (Alfornelos), 21 493 81 94 (Casal da Mira) ou através do envio de correio eletrónico  para geral@jf-encostadosol.pt.

Esta marcação deverá ser efetuada, no mínimo com 24 horas de antecedência e o morador deverá facultar a sua identificação e morada.

1.2 – Resíduos Valorizáveis

 Ecopontos

No que se refere aos ecopontos, quer Alfornelos, quer a Brandoa, possuem diversos locais onde é possível colocar papel, embalagens, vidros e pilhas.

Ecocentro da Amadora

A Câmara Municipal da Amadora colocou à disposição dos munícipes um ecocentro, localizado no aterro sanitário de Carenque, onde deverão ser entregues, separadamente, todos os resíduos passíveis de valorização para que sejam encaminhados para retomadores credenciados.

Quem pode utilizar?

Além dos serviços municipais ou das empresas prestadores de serviços ao município e das Juntas de Freguesia, também os particulares, munícipes ou empresas do concelho da Amadora podem depositar gratuitamente no Ecocentro, os resíduos que pela sua quantidade ou natureza, não devem ser colocados nos ecopontos ou nos contentores para resíduos indiferenciados.

Os particulares deverão transportar para o Ecocentro os resíduos admissíveis, devidamente triados e nas quantidades estabelecidas no respetivo Regulamento Municipal de Utilização do EcoCentro de Carenque

 

Resíduos admÍssíveis:

O Ecocentro possui contentores de grande capacidade, destinados à deposição seletiva dos seguintes tipos de resíduos:

Papel / cartão ⇨ devidamente espalmados;

Vidro

Frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar louça e roupa, aparelhos de ar condicionado;

Madeiras / Paletes;

Resíduos domésticos volumosos fora de uso ⇨ sofás, colchões, mobílias;

Resíduos verdes de jardim ⇨ Até 2 m3 / mês;

Entulho ⇨ Até 1,1 m3 / mês;

Pilhas / Baterias de automóvel / Óleos de motor usado / Lâmpadas fluorescentes / Óleos alimentares usados ⇨ Em pequenas quantidades

Embalagens – plástico e metal ⇨ sem conteúdo;

Equipamento elétrico e eletrónico  ⇨ monitores, computadores, impressoras, aparelhagens, rádios, frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar louça e roupa, aparelhos de ar condicionado;

Madeiras / Paletes;

Resíduos domésticos volumosos fora de uso ⇨ sofás, colchões, mobílias;

Resíduos verdes de jardim ⇨ Até 2 m3 / mês;

Entulho ⇨ Até 1,1 m3 / mês;

Pilhas / Baterias de automóvel / Óleos de motor usado / Lâmpadas florescentes / Óleos alimentares usados ⇨ Em pequenas quantidades

 

Destino dos Resíduos: Os resíduos valorizáveis recebidos no Ecocentro são encaminhados para o Centro de Triagem da Valorsul, em Vale do Forno, Lisboa, onde são preparados para entrega à indústria recicladora.

Os resíduos que não podem ser valorizados são entregues no Aterro Sanitário da Valorsul, de Mato da Cruz, em Vila Franca de Xira.

Localização

Ecocentro da Amadora Calçada da Gargantada, Carenque – Mina de Água

Contacto

Para mais informações do Ecocentro contactar:

Tel. 21 4356122

Horário

2.ª a 6.ª feira, das 8.00h às 12.00h e das 13.00h às 17.00h

Oleões

Estão disponíveis no município da Amadora diversos pontos de recolha de óleos alimentares usados (resultante da fritura de alimentos) – oleões, cinco dos quais na Freguesia da Encosta do Sol.

Com a deposição do óleo usado no oleão evitará graves problemas de poluição (na águas e nos solos), entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.

Os oleões existentes no município são contentores de 200 litros de capacidade, de cor amarela, dotados de um bocal adaptado para o despejo do óleo alimentar e de um visor indicador do seu nível de enchimento.

Oleão na freguesia

Estes contentores servem unicamente para depositar o óleo alimentar usado, pelo que nunca deverá colocar óleos lubrificantes de motor, podendo entregar estes no Ecocentro da Amadora.(link ecocentro)

Onde acondicionar o óleo usado:

O óleo alimentar usado, já frio, poderá ser acondicionado num recipiente, como uma garrafa de plástico, ou num recipiente fornecido gratuitamente pela Junta de Freguesia da Encosta do Sol.

Recipiente para depositar o óleo usado, fornecido pela Junta de Freguesia da Encosta do Sol

 mini oleão

Dirija-se à sede ou às delegações da Junta de Freguesia e solicite este recipiente para colocação do óleo usado, o qual assegura a utilização e o transporte do óleo com a máxima segurança e comodidade.

Este recipiente possui, também, um funil com grelha incorporada, facilitando o enchimento e permitindo efetuar uma primeira filtragem do óleo. Dispõe, ainda, de uma tampa com segurança para crianças.

Como usar os oleões:

  1. Acondicione o óleo alimentar usado, já frio, no recipiente;
  2. Despeje-o cuidadosamente pelo bocal do oleão, evitando derrames;
  3. Se possuir um recipiente fornecido pela Junta de Freguesia guarde-o para uma nova utilização, se possuir uma embalagem de plástico, coloque-a no recipiente para embalagens;
  4. Se verificar que o oleão está cheio (o que pode ser observado no visor que se encontra na tampa) não despeje o óleo, por forma a evitar derrames.

O óleo alimentar usado depositado nos oleões do concelho é recolhido por uma empresa licenciada para o efeito, que procede à sua transformação em biodiesel, uma fonte de energia renovável que contribui para a diminuição das emissões de dióxido de carbono e, consequentemente, da poluição atmosférica.

Localização dos Oleões:

Na freguesia da Encosta do Sol os oleões estão localizados:

Alfornelos

Rua Damião de Góis (ao lado do ecoponto subterrâneo)

Rua Capitães de Abril (ao lado do ecoponto subterrâneo)

Brandoa

Largo 25 de Abril

Rua da Liberdade / Rua José Régio

Mercado Municipal da Brandoa – Rua da Paiã