Candidatura DLBC – Operação Encosta do Sol

logoportugal2020

Código do projeto: DLBC-99-2015-02-091

A candidatura de Parceria Desenvolvimento Local de Base Comunitária – Portugal 2020 (DLBC) “Operação Encosta do Sol”,  foi aprovada. A entidade promotora é a Associação GLOCALDECIDE – Associação Para a Democracia, a Cidadania e o Desenvolvimento. Descrição

Descrição: 

No âmbito da reformulação administrativa, fundem-se as freguesias da Brandoa e Alfornelos, dando origem à nova Freguesia Encosta do Sol. Foram desta forma unidas identidades e culturas distintas, que importa agora aproximar, sedimentando relações entre organizações, entre pessoas e organizações e entre sectores. Esta iniciativa nasce do debate e sinergia entre parceiros em vários fóruns (grupo de parceiros do casal da mira e Comissão Social de Freguesia) sobre a necessidade de posicionar a freguesia como um local plural, rico em bens culturais, patrimoniais e históricos, repleto de empreendedores e movimentos da sociedade civil, dando continuidade ao trabalho de muitas destas organizações ao longo dos últimos anos.

O DLBC da Encosta do Sol tem, como objetivo estratégico, a promoção do Desenvolvimento Sustentável, do Desenvolvimento Local e da Governança Partilhada da freguesia da Encosta do Sol, em íntima articulação com o território envolvente (concelho da Amadora). A promoção do Desenvolvimento Sustentável implica reforçar a Segurança Económica e a competitividade, promover a Coesão Social e valorizar a Segurança Ambiental do território em questão. A promoção do Desenvolvimento Local tem em vista valorizar e mobilizar prioritariamente os recursos e as potencialidades endógenas e promover o bem-estar das comunidades locais, e tem como imperativo a adoção de uma lógica de territorialização das ações, de métodos participativos, de uma visão integrada e de trabalho em parceria e de uma perspetiva de flexibilidade inovadora permanente. A promoção da Governança Partilhada visa desenvolver, neste território, práticas inovadoras de uma regulação partilhada (em co-responsabilidade de todos os atores locais) dos problemas e desafios que a comunidade local enfrenta, ou seja, de um modelo novo de Parceria-Providência.

Constituição do Grupo de Ação Local da Encosta do Sol:

GLOCALDECIDE A.A Santana Instalações Elétricas, LDA.

Agrupamento de Escolas Amadora 3; Agrupamento n.º 1165 – Corpo Nacional de Escutas; Associação Desporto e Cultura da Brandoa (ABCD); Associação AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, desenvolvimento social e de saúde; Associação MirAtiva Associação de Pais da Escola Primária n.º 2 da Brandoa; Associação de Reformados e Pensionistas da Brandoa – AURPIF; Câmara Municipal da Amadora; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Amadora; Fundação Aga Khan de Portugal; Grupo Informal OCRES – Oficinas Criativas da Encosta do Sol; Junta de Freguesia de Encosta do Sol ; Pressley Ridge Associação de Solidariedade Social; Radical Skate Clube;  Raízes – Associação de Apoio à Criança e ao Jovens;  Santa Casa da Misericórdia da Amadora;  SUNA –Associação Intercultural Islâmica e União Desportiva de Alfornelos (UDA). 

FINANCIAMENTO:

Fundo Social Europeu (FSE) atribuído: €354.044,85

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) atribuído: €207.887,71